Coordenação de Estágios

A Coordenação de Estágios do campus de Gurupi-TO, em atendimento à Lei 11.788/2008, Lei de Estágio e buscando consolidar a Política de Estágios da UFT, apresenta as Orientações sobre os Estágios Obrigatórios e Não-obrigatórios.

Estes procedimentos visam orientar as ações universitárias no sentido de mediar as relações entre a Universidade e o mundo do trabalho e nortear o campus quanto às diretrizes da UFT para as atividades de estágio, tanto no que se refere ao fluxo de documentos, quanto aos procedimentos para elaboração de convênios, negociação de contrapartidas e aspectos relativos às propostas pedagógicas de estágio.

O estágio curricular é um ato educativo escolar supervisionado, de caráter teórico-prático, que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. O estágio poderá ser de caráter obrigatório ou não-obrigatório e deve integrar o projeto pedagógico do curso e o itinerário formativo do estudante.

O estágio curricular obrigatório configura-se como um espaço formativo privilegiado de diálogo crítico com a realidade que deve proporcionar ao estudante experiências práticas na sua linha de formação, favorecendo a articulação do ensino com a pesquisa e extensão. O estágio curricular não-obrigatório, por sua vez, visa a ampliação da formação profissional do estudante por meio das vivências e experiências próprias da situação profissional expressas no projeto pedagógico do curso.

Por se tratar de uma atividade fundamental para a formação, o estágio será desenvolvido sob a orientação de um Supervisor de Estágio da área, com o acompanhamento da Central de Estágios do campus de Gurupi-TO e a colaboração de profissionais qualificados no campo de atuação de cada área de conhecimento.

Este Manual de Orientação do Estágio na UFT disponibiliza além dos procedimentos e atribuições gerais das instâncias envolvidas nas atividades de estágio, a legislação básica e outras orientações pertinentes, visando ao desenvolvimento dessa atividade formativa.

A Política de Estágio está em construção e requer um trabalho colaborativo no seu processo de implantação. Diante disso, sugestões e propostas também poderão ser encaminhadas por meio do e-mail: estagiogurupi@uft.edu.br.

Professor: Dr. Cristiano Bueno de Moraes
Coordenador de Estágio

Mais informações sobre estágio

Formulários e documentos

UFT - Campus Universitário de Gurupi - TO
© 2017 - Núcleo de Tecnologia da Informação, todos os direitos reservados.