Química EaD

O curso de Licenciatura em Química a Distância da Universidade Federal do Tocantins, pertencente ao sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB, tem como objetivo formar professores para a Educação Básica, com ênfase na formação para os últimos anos (notadamente o 9º ano) do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A fundação do curso partiu da necessidade de formação de professores no campo das ciências exatas no Tocantins, visto que estas são as áreas de maior carência em nosso Estado.

O curso foi baseado no projeto do curso homólogo de Química na modalidade EaD, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que cedeu à Universidade Federal do Tocantins a matriz do material didático dos cursos. À UFT coube a reprodução do mesmo e a oferta dos cursos, além da adequação do material à realidade local pelos docentes da UFT. O curso possui material didático complementar na forma de fascículos e atividades abordando características peculiares do estado do Tocantins no contexto do ensino de ciências.

A escolha da UFRN foi motivada pela já acumulada experiência que esta instituição conquistou nos últimos anos, expressa na riqueza e qualidade do material didático produzido e reconhecido pelo MEC e aprovada pelos estudantes, com turmas já formadas no fim de 2010. Além disso, há a economia de recursos humanos e materiais na elaboração dos fascículos e da multimídia com a utilização do material desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O curso Licenciatura em Química a Distância da UFT tem como enfoque a formação interdisciplinar do licenciado, superando as fragmentações que a excessiva disciplinaridade trouxe aos currículos de Física e de Química e que tanto comprometem a formação docente para atuar na Educação Básica.

Saiba mais sobre curso: www.uft.edu.br/dte

UFT - Campus Universitário de Gurupi - TO
© 2017 - Núcleo de Tecnologia da Informação, todos os direitos reservados.