Egressa da UFT conquista o título de Doutora em Biotecnologia (PPG - Bionorte-UFT)
  • Sexta-feira, 28 de Julho de 2017 as 10h 30m
  • Sexta-feira, 28 de Julho de 2017 as 10h 33m
  • Valney Valdevino

Profª. Talita Ferreira e seu pai

No ano de 2010 a aluna Talita Ferreira ingressou na Universidade Federal do Tocantins – UFT, no Câmpus de Gurupi, para
cursar Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na segunda turma do curso recém-inaugurado. Ela relata que foram transpostas várias barreiras para concluir sua graduação ficando destacadas: a distância percorrida de bicicleta - pedalava cerca de 21 km por dia no período de dois anos -, o fato de ser mãe de dois filhos pequenos, e a dedicação exclusiva aos estudos que a impedia de trabalhar.

Ainda como aluna, já tinha a convicção de seguir na carreira acadêmica. Participou ativamente dos projetos de iniciação científica – PIBIC - os quais lhe renderam dois artigos publicados na graduação. Logo após conseguir sua formação antecipada na primeira turma do curso, com o auxílio do seu orientador Prof. Dr. Raimundo Aguiar, foi habilitada a participar do programa de Doutorado em Biotecnologia (PPG-Bionorte-UFT), face as suas excelentes produções científicas. Suas aulas como doutoranda tiveram início em março de 2015. No mesmo ano obteve aprovações em dois concursos públicos para magistério, ocorrendo o primeiro para professor substituto e o segundo para professor efetivo.

Sua defesa do doutorado aconteceu no dia 07 de julho do corrido ano, sendo-lhe concedido o referido título, vindo a ser a primeira Doutora do curso formada pela UFT. Contou ainda com o auxílio do Prof. Dr. Gil Santos como orientador na sua graduação e coorientador em seu doutorado.