09 de Agosto: Dia Internacional dos Povos Indígenas - O Câmpus de Gurupi parabeniza todas as etnias representadas em nossa instituição
  • Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017 as 17h 39m
  • Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017 as 18h 35m
  • Por Valney Valdevino e Rebeca Fernandes - Edição da Foto : Rodrigo Prieto

Aluna: Marília Ribeiro Krahô

Atualmente nosso câmpus possui 16 estudantes indígenas advindos das tribos: Krahô , Xerente, Javaé , Guajajara , Atikum , Tuxá , Karajá. A Universidade Federal do Tocantins – UFT é uma instituição que promove políticas de ações afirmativas com vista a combater a histórica exclusão e desigualdade social, econômica e política em relação aos povos indígenas.
Com a política de cotas na UFT, os alunos indígenas têm a oportunidade de apresentar suas experiências e aproximar a comunidade acadêmica da cultura indígena, fortalecendo os estudos e pesquisas voltados para a prática da interculturalidade.
Marília Krahô-Kanela é representante indígena do movimento estudantil no câmpus. Ela sempre afirma que cada povo tem uma característica específica, mostrando que o importante, na verdade, não é a aparência, mas a sua essência. Segundo ela, ainda existe uma imagem estereotipada do indígena.
Nesta data deixamos a reflexão de que conhecer um pouco da cultura, valorizar os costumes tradicionais e respeitar o povo indígena é uma das importantes questões a serem discutidas com a população.