Dez anos! - Comemoração do curso de Engenharia Florestal movimentará o Câmpus de Gurupi
  • Segunda-feira, 18 de Setembro de 2017 as 17h 13m
  • Segunda-feira, 18 de Setembro de 2017 as 17h 28m
  • Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima |Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 08h28

Nesta terça (19) e quarta-feira (20), o Curso de Engenharia Florestal do Câmpus de Gurupi comemorará seus dez anos de implantação na UFT. Um encontro com palestra e mesa-redonda nos períodos matutino e vespertino está sendo promovido por professores do Curso e também integrantes do Diretório Acadêmico do Câmpus de Gurupi, Centro Acadêmico e atlética do curso, para comemorar a data.nos períodos matutino e vespertino.

O evento é aberto a todos os públicos, principalmente para acadêmicos, professores e servidores da Universidade. A inscrição, com valor de R$ 15, pode ser feita no Centro Acadêmico de Engenharia Florestal e será somente para quem se interessar na emissão de certificado, com carga horária total de 20 horas. Dentre as atividades proporcionadas, haverá palestras, coffee break, homenagens, plantio de árvore, mesa-redonda e workshop.

O professor do Câmpus de Gurupi, Rubens Ribeiro, afirmou que o curso foi criado para subsidiar o Tocantins no desenvolvimento do setor de floresta plantada e na preservação de recursos naturais, ressaltando que “em 2006, o Estado já projetava o cultivo de 110 mil hectares com floresta de eucalipto e a geração de três mil empregos, projetando assim uma grande demanda por Engenheiros Florestais. Atualmente, a área de floresta plantada já chegou a 260 mil hectares e o curso já formou centenas de engenheiros florestais". Além disso, o curso conta com Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais e produz dissertações que contribuem no desenvolvimento do sistema de produção florestal.

Afim de comemorar e trazer o relato da experiência de estudantes egressos do curso, o encontro terá como oportunidade a avaliação da atuação do Curso de Engenharia Florestal ao longo de seus dez anos, enfatizando a importância regional que o curso tem na formação de profissionais altamente capacitados para atuar nas diferentes áreas da Engenharia Florestal.

Além disso, haverá a presença de um dos primeiros engenheiros florestais formados no Brasil, vindo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Prof. Dr. Sebastião do Amaral Machado, com palestra sobre o tema “Engenharia Florestal no Brasil”. E com a proximidade do Dia da Árvore (21 de setembro), o evento proporcionará um momento de plantio de uma árvore, para representar a data. A iniciativa pretende instituir o hábito de plantio de árvores em datas comemorativas como forma de incentivar a arborização do Câmpus.

19 de Setembro

Horário Atividade

8h Recepção e Abertura do evento

9h Palestra “Engenharia Florestal no Brasil”, Prof. Dr. Sebastião do Amaral Machado UFPR