ENADE 2017 - LISTA FINAL: QUÍMICA AMBIENTAL e ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA.
  • Quarta-feira, 27 de Setembro de 2017 as 17h 35m
  • Terça-feira, 10 de Outubro de 2017 as 11h 22m
  • Por Prof. Ulisses B. Baumhardt

Prezados acadêmicos dos cursos de QUÍMICA AMBIENTAL E ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA, abaixo seguem as listas finais dos selecionados para a realização do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE 2017.

O ENADE

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-D, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação. Através da avaliação dos alunos no ENADE, é gerado o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é o indicador de qualidade dos Cursos de Graduação (de 1 a 5), esse índice é utilizado pelo Ministério da Educação para subsidiar as ações de regulação da Educação Superior.

CADASTRO

No período de 14 de agosto a 26 de novembro de 2017, os alunos selecionados “concluintes regulares” precisam checar seus cadastros no Enade, no site http://enade.inep.gov.br/. O Inep aponta que é responsabilidade do participante preencher algumas informações pessoais.

O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE

Informamos também que no período de 28 de agosto a 26 de novembro de 2017 os acadêmicos selecionados para a realização do exame devem acessar o Sistema Enade e responder ao Questionário do Estudante. Diferentemente do que ocorria em edições anteriores, não será possível responder ao Questionário depois da aplicação da prova.

O Questionário do Estudante, um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, é de caráter obrigatório e tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo. O estudante que não responder o Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao Enade.

A PROVA

A aplicação do Enade 2017, obedecerá ao seguinte cronograma, conforme horário oficial de Brasília-DF:

DATA DA PROVA 26 de novembro de 2017

ABERTURA DOS PORTÕES 12h

FECHAMENTO DOS PORTÕES 13h

INÍCIO DA PROVA 13h 30min

***OBS: Vale lembrar que o Tocantins, normalmente, não adere ao Horário de Verão.

A prova do Enade 2017, com duração total de 4 (quatro) horas, terá a avaliação do Componente de Formação Geral comum aos cursos de todas as áreas e um Componente específico.

No componente de Formação Geral, serão 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 08 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
- A prova de Formação Geral tem a concepção dos seus itens e o processo de correção balizados pelos princípios dos Direitos Humanos.
- As questões discursivas do componente de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

No Componente Específico, serão 30 (trinta) questões, sendo 03 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

Lembramos que a prova é obrigatória para os acadêmicos na situação de concluinte. O aluno que faltar ao ENADE passará a fazer parte do banco de dados dos alunos irregulares do INEP e ficará impedido de colar grau, pois o Exame é componente curricular obrigatório, portanto sua realização é necessária para a conclusão do curso.

- É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização da prova.

- O Estudante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

COMISSÃO DO ENADE 2017

Link Enad