1º Encontro de Agroecologia reúne pesquisadores e estudantes em Gurupi
  • Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2017 as 18h 05m
  • Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2017 as 18h 06m
  • Por Marcos Carvalho | Supervisão: Poliana Macedo |Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 17h13

1º Encontro de Agroecologia reúne pesquisadores e estudantes em Gurupi

Mesa de Abertura no 1º Encontro de Agroecologia (Foto: Valney Valdevino)

Segue até esse sábado (02), o 1º Encontro de Agroecologia, no Câmpus de Gurupi. O evento aborda temas que vão desde sementes crioulas e economia solidária à criação de abelhas sem ferrão, entre outros assuntos relacionados ao tema da agroecologia.

Idealizado pelo professor Rodrigo Tavares, coordenador do Núcleo de Agroecologia da UFT, o objetivo do evento é trazer para a sociedade e comunidade acadêmica a visão agroecológica, que é a integração de sustentabilidade e funcionamento dos ecossistemas no sistema de produção.

Abertura no 1º Encontro de Agroecologia (Foto: Valney Valdevino)

Segundo Paulo Rogério Gonçalves, palestrante da abertura do evento nessa sexta-feira (1º), a agroecologia é uma construção social no Estado do Tocantins. “Os povos indígenas e as populações tradicionais do Estado e os camponeses vêm construindo um modo de vida, um processo produtivo de relações sociais e processo de comunicação com a natureza há muitos séculos e nós encontramos no Estado uma diversidade de experiências e formas de conviver com a natureza de forma saudável”, ressaltou o palestrante.

Fabrício Gomes Batista, acadêmico do Curso de Agronomia acredita que o evento aproximará os alunos da importância do tema. “Vejo uma grande importância nesse evento e que nossas perspectivas sempre são as melhores quando se trata em agroecologia”, declara.

Para o diretor do Câmpus de Gurupi, professor Gil Rodrigues, “esse é um evento pioneiro, pois ele vai abordar a agroecologia no Brasil e contará com a presença de palestrantes com bastante experiência”, destacou. (Colaborou Valney Valdevino / Câmpus de Gurupi)