Estudantes de Direito da Unirg participam de aula prática sobre preservação ambiental
  • Segunda-feira, 16 de Abril de 2018 as 08h 26m
  • Segunda-feira, 16 de Abril de 2018 as 08h 35m
  • Valney Valdevino / Fonte da informação : Site da Unirg

Apresentação do CEMAF , foto: Divulgação Unirg

A aula para os acadêmicos do 9º período de Direito do Centro Universitário UnirG foi diferente na manhã de hoje, 13. Eles conheceram como é desenvolvido o trabalho da equipe do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (CeMAF), da Universidade Federal do Tocantins, no campus de Gurupi.
A atividade compõe o cronograma da disciplina de Direito Ambiental ministrada pela professora Karita Scotta, que também é coordenadora do projeto de extensão do curso, Meio Ambiente e Cidadania nas Escolas. Ela acompanhou os 20 estudantes na ação.
“É importante essa aproximação da teoria com a prática para dar uma dimensão aos acadêmicos e proporcionar a eles, uma noção de como que os conhecimentos tidos dentro de sala de aula podem ser aplicados na prática”, afirmou a professora.

Apresentação do CEMAF, foto : Divulgação Unirg

Scotta acrescenta ainda que “foi muito interessante passar uma visão prática de como se aplica as normas ambientais para a proteção e defesa do meio ambiente, especialmente no que se diz aos problemas de desmatamento e áreas queimadas no estado do Tocantins”.
Para a acadêmica, Yasmin Oliveira, ressaltou que a experiência foi uma oportunidade para conhecer aspectos práticos da área de atuação do engenheiro florestal e do operador do Direito para garantir a sustentabilidade do meio ambiente.
“Os professores e integrantes do Centro apresentaram o trabalho realizado por eles voltado ao nosso Estado acerca das questões ambientais, especialmente sobre o manejo do fogo, monitoramento e controle da problematização das queimadas decorrentes do período de estiagem no nosso bioma do cerrado e a aplicabilidade da responsabilidade jurídica. Tudo isso proporcionou a nós um conhecimento amplo, prático e científico para aperfeiçoar nosso conhecimento teórico e nos auxiliar no âmbito jurídico a procedência das ações ambientais”, frisou a estudante.

Apresentação do CEMAF, foto : Divulgação Unirg

O Centro desenvolve trabalhos técnico-científicos para suprir a demanda de monitoramento ambiental. E faz, também, a análise de imagens de satélites para acompanhar problemas como desmatamento e a dimensão das áreas queimadas no Tocantins, principalmente nos períodos críticos.
O CEMAF compreende três áreas: de desenvolvimento, com o Laboratório Experimental de Análises Químicas; a parte de tecnologia, com o Laboratório de Análises de Dados e Imagens de Satélites e capacitação de cursos, palestras e reuniões.
O Centro é coordenado pelo professor Dr. Marcos Giongo, com atuação de uma equipe composta por 40 profissionais que trabalham no processamento e na análise de dados.