Professores do Câmpus de Gurupi apresentam soluções na produtividade de milho e estímulo de crescimento na cultura
  • Quarta-feira, 09 de Maio de 2018 as 20h 02m
  • Quarta-feira, 09 de Maio de 2018 as 20h 04m
  • Por Sarah Tamioso|Supervisão: Poliana Macedo |Publicado: Quarta, 09 de Maio de 2018, 09h59

Professor Rodrigo Tavares do Câmpus de Gurupi apresentando o Humix (Foto: DanieldosSantos)

Em seu primeiro ano com estande próprio na Agrotins, a Universidade Federal do Tocantins conta com várias exposições, uma delas é do produto Humix, do professor Rodrigo Tavares e com os cultivares de milho do professor Aurélio Vaz de Melo, ambos docentes do Câmpus de Gurupi.

O produto Humix consiste de uma mistura de ácidos húmico e fúlvicos extraídos de áreas de turfas. Por meio de extração sequencial é produzida uma solução natural e reciclada (por ser composta de substancias retiradas da natureza), que estimula o crescimento das plantas e retém água e nutrientes no solo, aumentando a eficiência da adubação e da utilização da água. No estande estão sendo expostos os produtos em versão diluída, para hortaliças e plantas ornamentais e em versão concentrada, para grandes culturas.

Professor Aurélio Vaz explica explica sua pesquisa com milho aos visitantes (Foto: DanieldosSantos)

Milho

Já a pesquisa do professor Aurélio Vaz de Melo está relacionada ao desenvolvimento de cultivares de milho adaptados às condições do solo, do clima e de todas as variáveis da produção no Tocantins. Em 10 anos de pesquisa foram desenvolvidos variedades e híbridos de milho, sendo o primeiro direcionado à agricultura familiar, em que as sementes podem ser multiplicadas dentro da propriedade rural e o segundo direcionado à produção de grãos e grandes culturas. Todos os cultivares de milho desenvolvidos tem alto potencial produtivo, pensando em atender o agronegócio tocantinense.