Câmpus de Gurupi promove evento em comemoração ao Mês dos Surdos
  • Segunda-feira, 01 de Outubro de 2018 as 14h 38m
  • Segunda-feira, 01 de Outubro de 2018 as 16h 15m
  • Imprimir
  • Por Bruna Santos | Supervisão: Samuel Lima |Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 14h20

Câmpus de Gurupi promove evento em comemoração ao Mês dos Surdos

O evento ocorreu nesta sexta-feira (28) em celebração ao Setembro Azul, considerado o mês dos surdos.

A programação teve início às 8h e prosseguiu até às 11h30, no auditório do Câmpus de Gurupi, com diversas atividades. Palestra sobre acessibilidade e cultura surda, homenagem ao Dia Nacional dos Surdos (comemorado em 26 de setembro) e apresentações culturais em Língua Brasileira de Sinais (Libras) compuseram a programação.


Envolvidos no evento
Lidiane Rodrigues, aluna do curso de extensão em Libras, destacou a peça teatral apresentada. "Setembro é o mês de inclusão dos surdos, e é muito importante reforçar o tema agora. Nós apresentamos um teatro de sombras que conta a história dos surdos, com o tema - Na sombra da Vida sempre há uma Luz.” A estudante diz ainda, que espera ter contribuído de alguma forma com a comunidade dos surdos.
A palestrante e representante da Diretoria Regional de Ensino, Marilucy Oliveira, falou sobre o quão é significativo para a comunidade acadêmica ter conhecimento sobre a relevância da Língua de Sinais. "O mês de setembro foi escolhido porque no ano de 1857 criou-se o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), instituto que divulga a Língua de Sinais. A palestra foi importante porque foi a partir do mês de setembro que as pessoas passaram a perceber que a língua de sinais é extremamente importante para que o surdo possa atuar em sociedade". Ainda segundo ela, o evento contribuiu para que os ouvintes e todos os integrantes da comunidade universitária consigam compreender a importância da integração do surdo na sociedade.


O tradutor e intérprete de Libras do Câmpus de Gurupi, Romário Barbosa, enfatizou que o objetivo do evento foi juntamente destacar a importância do Setembro Azul. "O mês é dedicado às conquistas e vitórias dos surdos, e tem como objetivo sensibilizar a comunidade externa e interna do Câmpus para o fator inclusão social. E isso é importante porque esse projeto que teve início hoje, com o cronograma repleto de atividades com apresentações em Libras, foram desenvolvidas por alunos do Câmpus". Ele informou que hoje são ofertados três cursos de extensão para a comunidade ouvinte, com objetivo de favorecer o processo inclusivo.
Atualmente o Câmpus de Gurupi tem uma aluna surda. Por conta dos projetos de inclusão e acessibilidade desenvolvidos dentro Universidade, ela está tendo bons resultados no que se refere à comunicação e ao aprendizado.

UFT - Campus Universitário de Gurupi - TO
© 2018 - Núcleo de Tecnologia da Informação, todos os direitos reservados.