Micro-Bio apresenta soluções biológicas para controle de doenças e pragas na agricultura
  • Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018 as 09h 56m
  • Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018 as 10h 46m
  • Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 18h57 - Site UFT

Coordenador do Micro-Bio, professor Aloísio Chagas, apresenta as soluções tecnológicas na Unitec (Foto: Daniel dos Santos/Sucom)

Com oferta de serviços que envolvem análises laboratoriais, consultoria, pesquisa e principalmente o desenvolvimento de produtos biológicos para controle de pragas, a Micro-Bio é uma das empresas nascidas a partir de projetos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e que está presente na Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec).

A Feira é realizada no hall da Biblioteca Central do Câmpus de Palmas e teve início nesta quarta-feira (21) com oferta de serviços, produtos e soluções para o empresariado. A iniciativa do evento é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e instituições de ensino como a UFT, Unitins, IFTO, Unirg, Ceulp/Ulbra, Católica do Tocantins e Itpac.

O objetivo da Unitec é promover a aproximação entre a academia e o setor produtivo, onde nossos pesquisadores terão a oportunidade de apresentar as suas tecnologias e serviços inovadores para a comunidade acadêmica, empresários e sociedade.

Portfolio de serviços
O Laboratório de Agromicrobiologia Aplicada e Biotecnologia da UFT (Micro-Bio) desenvolve estudos sobre a aplicação de fungos (trichoderma, pochonia e beauveria) e bactérias. De acordo com o professor Aloísio Chagas Júnior, coordenador do Laboratório no Câmpus de Gurupi, os empresários encontrarão na Unitec soluções que envolvem as quatro áreas estratégicas de ação da Micro-Bio: Análises, Treinamento de mão-de-obra para uso de biológicos; consultoria no uso de biológicos e o desenvolvimento de produtos biológicos. "Já temos algumas linhas desenvolvidas em biológicos para controle de pragas e doenças das principais culturas existentes no Tocantins - soja, milho e arroz de várzea; há outros biológicos em desenvolvimento", diz o pesquisador.

I UNITEC
A UFT, em parceria com o Sebrae, Fieto, e com as Instituições de Ensino Superior (Unitins, IFTO, Unirg, Ceulp/Ulbra, Católica do Tocantins e Itpac) está organizando a I Unitec (Feira Tecnológica Universidade Empresa), que ocorrerá nos dias 21 e 22 de Novembro de 2018, no Câmpus da UFT em Palmas.
Este evento promoverá a aproximação entre a academia e o setor produtivo, no qual os nossos pesquisadores terão a oportunidade de apresentar as suas tecnologias e serviços inovadores para a comunidade acadêmica, empresários e sociedade. Sendo assim, o objetivo maior da nossa participação é promover o licenciamento e a transferência das tecnologias desenvolvidas no âmbito da UFT, cumprindo assim com seu papel no desenvolvimento científico e tecnológico da região Norte e do Brasil.