Inovações na área da construção civil serão expostas em feira tecnológica
  • Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018 as 11h 16m
  • Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018 as 11h 26m
  • Por Bruna Santos | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 08h00 - Site UFT

Inovações na área da construção civil serão expostas em feira tecnológica

A Feira Tecnológica Universidade e Empresa (Unitec), contará com exposições de diversos alunos das Universidades de Palmas em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Empresas do Estado do Tocantins (Fieto).

Entre as exposições em inúmeras áreas de atuação, a feira contará com as inovações na esfera da construção civil desenvolvidas pela professora Raquel Marchesan por meio de projeto de pesquisa e extensão.

Confira abaixo as imagens e descrições de cada produto:

Painéis de Cimento Madeira
Os painéis cimento-madeira e gesso-madeira são produzidos com vistas ao reaproveitamento de resíduos gerados na indústria de ,base florestal e agrícola e rejeitos de obras. Os painéis substituem a argamassa comum utilizada na construção civil, principalmente em revestimentos termoacústicos.

Estufa Solar de Madeira
A estufa de madeira é adequada para pequenas comunidades e micro empresas e oferece uma tecnologia com custo de construção e operação acessível para as comunidades, comparados com outras alternativas de secagem de madeira. A construção de um secador a base de energia solar é considerada uma operação fácil, barata e que não exige pessoal especializado, diminuindo significativamente o consumo de energia elétrica.

Viés Acadêmico
Para o aluno de mestrado do curso de Engenharia Florestal, Rodrigo Araújo Fortes, um dos participantes na construção da estufa, a experiência do projeto é desafiadora. "Esta sendo desafiador,mas estou adquirindo bastante conhecido na área. E estamos tentando adaptar ou até mesmo criar um método de secagem solar de madeiras serradas com as condições ambientais da região, estamos coletando os dados desde 31/10. Construímos a estufa no primeiro semestre do ano."

I UNITEC
A UFT, em parceria com o Sebrae, Fieto, e com as Instituições de Ensino Superior (Unitins, IFTO, Unirg, Ceulp/Ulbra, Católica do Tocantins e Itpac) está organizando a I Unitec (Feira Tecnológica Universidade Empresa), que ocorrerá nos dias 21 e 22 de Novembro de 2018, no Câmpus da UFT em Palmas.
Este evento promoverá a aproximação entre a academia e o setor produtivo, no qual os nossos pesquisadores terão a oportunidade de apresentar as suas tecnologias e serviços inovadores para a comunidade acadêmica, empresários e sociedade. Sendo assim, o objetivo maior da nossa participação é promover o licenciamento e a transferência das tecnologias desenvolvidas no âmbito da UFT, cumprindo assim com seu papel no desenvolvimento científico e tecnológico da região Norte e do Brasil.